|
Corpo
Depilação na gestante
|
|
|
18 de março de 2011 |
Nessas horas várias dúvidas vem em nossa cabeça, também não é para menos já que não se trata somente de nós mulheres, pois estamos carregando um outro ser dentro de nós, que só depende de nossas escolhas.
Entre tantos assuntos resolvemos falar um pouquinho da depilação no período gestacional, portante leia com atenção.
Desde que você não seja sensível demais a dor extra que poderá sentir, de um modo geral e se for com cera a gestante pode depilar.
Nestas horas tanto a cera quente quanto a cera fria não vão fazer mal nenhum nem a mãe e nem ao bebê, na verdade, nestas condições o mais importante é ter o cuidado em escolher muito bem o local em que irá se depilar, isso com relação à higiene do local, já que isso pode sim ser fator transmissor de doenças.
Outra coisa que deve ficar atenta para evitar problemas é certificar-se de que a cera usada em você não é reaproveitada em outras pessoas, mesmo que seja quente, e que todo o material usado seja descartável.
Já os cremes depilatórios a orientação são que sejam evitados pois em sua fórmula existem produtos químicos fortes que podem conter amônia podendo passar para corrente sanguínea da mãe e consequentemente para o bebê em desenvolvimento.
A velha lâmina de barbear também pode ser usada mais tenha sempre em mente que durante a gestação há mais probabilidade de você ter pelos encravados que podem acabar causando bastante incômodo.
Os procedimentos mais modernos como depilação definitiva como laser ou eletrólise não são aconselháveis durante este período pois a mudança hormonal pode causar o escurecimento da pele no local das aplicações.
Outras técnicas que envolvem a utilização de produtos químicos no local onde o pelo cresce também não são aconselhadas.
Em outras palavras, cada gestante é uma gestante e assim possui suas particularidades, portanto o melhor a se fazer e o mais correto é sim conversar com sua médica ginecologista que está acompanhando sua gestação desde o início. |
Massagem para gestantes
|
|
|
28 de janeiro de 2011 |
O próprio nome da matéria já diz sobre o que iremos tratar agora. Na verdade, escolhemos este tema, pois em nossa volta existem muitas amigas que estão grávidas, algumas do primeiro filho, outras do segundo e outras ainda do terceiro.
Esta fase na vida de uma mulher, claro que do parceiro também, mas somos nós que carregamos por 9 meses o bebê em nossa barriga, é marcada por muitas mudanças.
Primeiro vem aquela alegria em saber que irá ser mãe, não importa se de primeira viagem ou não, depois vem aquele medo, não sei se medo é a palavra correta, podemos dizer então, aquela ansiedade, de querer que tudo corra bem, em perfeitas condições tanto para o bebê quanto para a mãe.
Neste período os hormônios estão à flor da pele, muitos desejos, inseguranças, e principalmente muitas mudanças estão a caminho, como por exemplo, ganho de peso, inchaço, as ondas de calor, as vontades que na maioria das vezes aparece nas horas menos esperadas, é uma verdadeira montanha-russa.
Um aliado que temos nessas horas é este a massagem para as gestantes, que trazem inúmeros benefícios, como ajudar a relaxar, combater o stress, diminuir a retenção liquida, além de aliviar as dores nas costas.
Atualmente existem alguns estudos que sinalizam que a massagem para gestantes aumenta a capacidade de confiança do bebê, que por sua vez também sentirá a massagem através do bem estar físico e mental da mãe.
Como não poderia deixar de ser diferente, esta massagem é extremamente suave e delicada, onde movimentos leves percorrem o corpo da mãe, exceto na zona da barriga.
Esta área fica sem receber a massagem, para a grávida não se sentir desconfortável, e não são realizadas massagens com muita pressão, nem massagens profundas, e vale lembrar ainda que existam pontos no nosso organismo que são considerados de alta pressão e por isso são evitados como pulsos, tornozelos e a planta do pé.
Outro ponto importante para ressaltar é que o posicionamento da grávida na hora da massagem é de extrema importância. Na verdade, a gestante devido à barriga e a sensibilidade dos seios, ela deve estar deitada na posição lateral e na posição fetal, colocando uma almofada debaixo da cabeça e outra entre as pernas, e ainda se for necessário uma embaixo da barriga.
A massagem também ajuda na produção endorfinas, que é um hormônio com efeito calmante, da axitocina ou ocitocina, que tem a capacidade de facilitar o processo do parto, e da prolactina, responsável pela produção do leite materno, além disso, ainda a ajuda a regular a dopamina, que é o hormônio do stress e ansiedade e a serotonina, que causa depressão.
A massagem chamada pré-natal deve acontecer no segundo e terceiro trimestre.
Uma dica para os companheiros, a massagem também é encarada pela gestante como um gesto de mimo para com ela, de carinho, de preocupação, o que é uma ótima dica para os respectivos.
Mais preste muita atenção, não vá fazer nenhum tipo de massagem antes de consultar o médico que está lhe acompanhando neste período, somente ele e ninguém melhor do que ele pode dizer se existe alguma contra-indicação, afinal de contas podem-se ter muitas conhecidas grávidas por perto, mas cada gestação é única, particular, e cada uma tem necessidades diferentes. |
Lá vem o sol
|
|
|
18 de janeiro de 2011 |
Nos dias de hoje muito se fala sobre a má influência dos raios ultravioletas do sol em nossa pele, da importância de se usar sempre um filtro solar, principalmente no verão, e outras coisas.
Com a estação mais sensual do ano já a nossa porta, muitas pessoas, querem além de estar com o melhor físico possível, ainda querem conquistar as famosas marquinhas de biquíni.
Mas não devemos fazer isso a qualquer preço, porque na verdade, eles podem sair muito caro.
A camada de ozônio que já não é mais a mesma, e possui um buraco feito ao longo dos tempos, é responsável por filtrar os raios do tipo A (UVA) e do tipo B (UVB), e cada um deles causa algum prejuízo ao ser humano.
Por exemplo os raios UVA são responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento da pele, pois penetra em camadas mais profundas, já o UVB é causador do câncer de pele.
A capa de ozônio, consegue bloquear cerca de 5% dos raios UVA e cerca de 95% dos raios UVB, diante disso temos que fazer também a nossa parte, além da consciência ambiental, que pode parecer nada, mas se todos fizerem um pouquinho às coisas podem melhorar, temos também jogando a nosso favor o protetor solar.
Na verdade, muitas pessoas pensam que ao passar o protetor, o bronzeado que tanto queria não vai conseguir, pois bem isso é um engano, muito pelo contrário, se aplicar o protetor ideal para sua pele, se fizer as reaplicações da maneira correta, seu bronzeado ficará muito mais uniforme e acredite se quiser irá durar mais, além de claro estar protegida contra os raios noviços do sol.
Outro ponto que é o nosso favor, porque a escolha depende somente de você, é o horário de exposição ao sol, o ideal, o que é considerado saudável é que a exposição ocorra das 07h às 10h e a partir das 16h.
Por isso antes de esquecer a correria, os horários, os compromissos, a rotina, antes de viajar, consulte seu médico dermatologista para receber uma orientação mais específica e eficiente.
E não se esqueça que não é somente seu corpinho que precisa de cuidados no verão, lembre-se dos fios de sua linda cabeleira, hoje no mercado encontramos produtos específicos para tratá-los nessas altas temperaturas, e daquelas partes que sempre esquecemos, como os pés, o cotovelo, orelha, joelho, etc.
Detalhe cuidado se estiver fazendo algum tipo de tratamento de pele, o ideal é que nesse período você não tome sol. |
Pêlos encravados
|
|
|
14 de julho de 2010 |
Há quem goste de deixar uma fina camada de pelos espalhados por áreas estratégicas do corpo, como por exemplo, nas coxas, ainda mais quando são descoloridos, e formam uma camada realmente fina, tornando-se assim até um charme para a ala masculina.
Independente de você ser ou não uma dessas pessoas, temos que combinar que os pêlos encravados são desagradáveis para qualquer uma de nós.
Parece coisa de outro mundo, quando você menos espera, pronto, parece que eles encravam de propósito.
A origem dos pêlos encravados apontam para diversar direções, na verdade, eles acontecem devido a um espessamento da epiderme, mais especificamente na camada córnea.
Outros fatores também contribuem para o surgimento deles, principalmente naquelas horas em que você está louca para vestir aquele short novo que comprou, ou ainda aquele biquíni lindo que você tanto demorou para achar, como por exemplo o uso de roupas muito justas, depilações feitas de maneira inadequada, e por incrível que pareça, a pouca ingestão de água diariamente também contribuem de maneira negativa para o surgimento deles.
Como todo indivíduo possui suas características, existem aqueles em que os pêlos aparecem com mais frequência, como por exemplo, aquelas que tomam banhos muito quentes ou que ingerem poucas frutas e verduras.
Os homens também são atingidos pelo problema, neles os pêlos aparecem mais na região do pescoço e da nuca.
As mulheres que possuem pêlos enrolados, ou ou possuem hormônios masculinos em grande quantidade, também sofrem com eles, inclusive no rosto, mas a maior propensão são nas pernas e virilhas.
Mas amiga o desespero não precisa bater, existem maneiras de tratar e principalmente previnir os pêlos que encravam.
Por exemplo, quem tem uma maior tendência ao surgimento dos pêlos encravados, não devem fazer a depilação no período pré-menstrual, pois neste período, com o aumento da sensibilidade, retemos mais líquidos, o que causa a diminuição dos níveis de hidratação externa da pele.
Outro detalhe importante, que não ajuda somente a evitar o problema, e sim ajuda a termos uma pele mais bonita, é a hidratação, mas cuidado, a aplicação de hidratantes deve acontecer somente dois dias após a depilação com cera quente.
Outra ferramenta que tem a nossa favor, é a esfoliação, sempre com produtos específicos, como gomagens e peelings à base de semente de frutas.
Aquelas receitinhas caseiras que funciona com sua amiga nem sempre pode funcionar com você, por isso, antes de mais nada, a procura por um dermatologista é fundamental para que o tratamento seja feito de maneira eficaz. |
Dicas para as axilas
|
|
|
28 de setembro de 2010 |
Eu sei, ainda estamos na primavera, mas já passou da hora de nos cuidarmos, porque quando menos esperar, o verão estará batendo a sua porta.
Além dos diversos cuidados que já citamos aqui, tem um lugarzinho no nosso corpo, que deve também receber a mesma atenção do restante.
Sim, estamos falando das nossas axilas, que com o aumento da temparatura, onde em determinadas regiões do país, chega aos 40 graus, não dá para disfarçar não é mesmo? A menos que você queira passar calor.
Com o aumento da temperatura, o suadoro também acaba aumentando em nosso organismo, e se não cuidar direito disso, as consequências podem serm bem desagradáveis.
As axilas limpas, livre de impurezas, respirando, lisinhas e lindas, são sinônimos de higiêne, de conforto e bem estar.
Por isso preste atenção nas dicas que vamos dar para que seu verão seja inesquecível, e a preocupação com esta parte do corpo passe bem longe de você.
A primeira coisa é se livrar das blusinhas que tem algum tipo de manga, já que o suor somado com o atrito da roupa, pode acabar resultando em fortes irritações.
Caso você não consiga se livrar totalmente deste tipo de blusa, opte então por aquelas tecidos como algodão, linho, malhas, que são tecidos leves, e fique longe dos tecidos sintéticos.
Sabe aquela relação de quanto mais melhor? Pois é, não serve para esse caso, não é aplicando mais desodorante que irá conseguir controlar mais o suor, na verdade o excesso pode prejudicar a saúde da pele.
De preferência aqueles que não são em spray, aquele roll-on, e o melhor mesmo são aqueles que não possuem em sua composição odor e álcool, pois ficam menos agressivos à sua pele.
Como nesta estação do ano, acabamos suando mais, a tendência é que nossas axilas fiquem mais úmidas, o que torna-as um ambiente muito propício à proliferação de bactérias, por isso, nessas horas o ideal é que você enxugue as axilas, retirando o excesso de suor.
Isso pode ser feito com lenços umidecidos, ou até mesmo toalhas, mas deve ser feito de modo delicado, sem esfregar com força.
Para deixá-las lisinhas, sem pêlos, a depilação é fundamental, mas fique atenta ao tipo de depilação que irá optar.
Os profissionais recomendam que as melhores são aquelas feitas à laser, ou ainda aquelas que utilizam a cera quente ou fria.
Já as lâminas, apesar de serem mais práticas e darem menos trabalho, pois você mesma pode fazer, elas provocam uma maior agressão, isso sem contar que se o aparelho estiver com algum tipo de sujeirinha, suas axilas podem acabar ficando com assaduras ou até mesmo uma infecção.
E acima de tudo, a higiêne deve estar sempre em dia, se você nesta época do ano, apresenta suor em excesso, lave a mesma sempre que conseguir, para isso não precisa tomar banho, basta água e sabão, para fazer a higiêne da mesma, assim você irá retirar os micro organismos e o excesso de desodorante, o que possibilitará a aplicação do mesmo novamente.
Pois bem, são apenas algumas dicas que damos, use-as da melhor maneira possível, e tente adaptar na correria do seu dia a dia, e lembre-se o melhor mesmo é sempre procurar o profissional de sua confiança para lhe orientar da melhor maneira possível. |
|
|